A Fifa confia que controles rígidos nos estádios e inspeções da polícia garantirão que a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha não será prejudicada pela onda de violência em torcidas da Itália.
- Não estou preocupado com hooligans na Copa do Mundo - disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante uma conferência em Berlim na segunda-feira.
- Estas coisas não terão como acontecer na Alemanha. É impossível porque quando você vai a um estádio você é controlado.
A partida da Copa dos Campeões entre Milan e Inter foi interrompida na semana passada quando torcedores da Inter atiraram rojões ao campo, atingindo o goleiro do Milan Dida.
O episódio foi o mais recente numa série de acontecimentos fora de campo na Itália que mancham a imagem do país na tentativa de organizar a Eurocopa de 2012.
A preocupação que a Copa do Mundo seja prejudicada por hooligans aumentou no mês passado, quando 200 alemães quebraram janelas em ruas de Celje antes de um amistoso contra a Eslovênia.
- Não acho que o que aconteceu na Eslovênia possa acontecer aqui na Alemanha - disse Blatter.
- Há um relacionamento excelente entre as polícias e as forças de segurança em diferentes países, e eles sabem quem são os hooligans, onde estão indo e quando sairão.
A Alemanha deve adotar ainda controles de fronteiras para conter ameaças de hooligans durante a Copa, segundo o ministro de Interior do país, Otto Schily.
- Se as mudanças são necessária, vamos considerá-las, incluindo a reintrodução dos controles (de fronteiras) - disse Schily durante uma conferência em Berlim.
- Temos a possibilidade sob o acordo de Schengen. Outros países fizeram isto e se for necessário não teremos vergonha de fazer.
A Alemanha é signatária do acordo de Schengen, que aboliu as checagens de fronteiras entre 15 países da União Européia.
Durante a Eurocopa do ano passado, o governo português suspendeu o acordo, mas ainda assim viveu problemas com torcedores ingleses bêbados. A Grã-Bretanha não assinou o acordo.
Segurança da Copa do Mundo pode parar os hooligans, diz Blatter
Arquivado em:
Segunda, 18 de Abril de 2005 às 15:12, por: CdB