Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Segundo os EUA, forças americanas atacaram base de Zarqawi em Falluja

Arquivado em:
Quinta, 01 de Julho de 2004 às 01:04, por: CdB

Forças americanas atacaram e destruíram o que chamaram de casa forte pertencente ao militante jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, visto por Washington como o principal alvo guerrilheiro no Iraque e um aliado do líder da Al-Qaeda Osama bin Laden.

Os militares dos EUA disseram que o ataque ocorreu na cidade de Falluja, mas não deu mais detalhes. Testemunhas disseram que quatro pessoas morreram quando um míssil, atirado por um avião de guerra americano, atingiu uma casa na cidade.

- Em 30 de junho, forças multinacionais conduziram outro ataque em uma conhecida casa forte da rede de Zarqawi no sudoeste de Falluja baseado na inteligência iraquiana e multinacional - disse o general Mark Kimmit, vice-diretor de operações dos EUA no Iraque, em comunicado.

Testemunhas disseram que quatro corpos saltaram da casa no subúrbio de Falluja e que moradores da área foram aos escombros para ver se havia algum sobrevivente.

- A casa está totalmente destruída. Ela é basicamente escombros. O ataque deixou um enorme buraco onde estava o prédio - disse um morador da cidade que foi palco de duras batalhas entre militares dos EUA e insurgentes iraquianos em abril.

O comunicado americano acrescenta que 'não importa onde e quando encontremos elementos da rede de Zarqawi, nós vamos atacá-los'.

Outras testemunhas no extremo leste da cidade disseram que haviam combates envolvendo armas de pequeno porte e morteiros na região entre forças dos EUA e guerrilheiros. Não havia informações sobre vítimas.

As testemunhas disseram que os combates continuavam. O comunicado americano não mencionava essas batalhas.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo