O referendo revogatório do próximo dia 15 de agosto na Venezuela será um desafio para o hemisfério, afirmou John Kerry, candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, em uma entrevista ao jornalista Andrés Oppenheimer e publicada no jornal 'Miami Herald'. De acordo com o 'Herald', a entrevista será divulgada na quarta-feira em 19 países latino-americanos.
Para Kerry, o referendo será um autêntico desafio para o hemisfério como um todo.
- A transparência global, a responsabilidade de governo e a democracia são cruciais em todos os lugares, porém ainda mais em nosso hemisfério. Se o presidente venezuelano Hugo Chávez não respeitar esse processo então ficará à margem da lei em relação a estes valores e interesses - frisou o adversário do presidente George W. Bush nas eleições de dois de novembro.
Na entrevista com Oppenheimer, Kerry cita também vários dirigentes da região, declarando ter ficado impressionado com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e com sua 'incrível responsabilidade monetária e fiscal'. Kerry também elogia o mexicano Vicente Fox, comentando que 'é carismático, atento e muito competente'.
Segundo Kerry, Hugo Chávez terá que aceitar referendo
Arquivado em:
Terça, 06 de Julho de 2004 às 21:42, por: CdB