Iraque caminha para o caos, estima adverte nesta terça-feira a imprensa britânica. Os jornais ingleses comentam os confrontos cada vez mais sangrentos entre as forças da coalizão e os militantes sunitas e xiitas iraquianos.
'The Guardian' e 'The Independent', dois jornais que se opuseram à intervenção militar britânica no Iraque, têm a mesma manchete: 'À beira da anarquia'. O 'Financial Times', que havia adotado uma linha mais neutra, estima que as tropas e os helicópteros não serão suficientes.
- Uma resposta puramente militar não tirará os Estados Unidos do fosso - diz.
Até o jornal 'The Daily Telegraph', que era favorável à guerra, destaca em seu editorial que 'o espectro do caos parece ser iminente no Iraque'. 'The Independent' recomenda uma reavaliação da data de 30 de junho para a transferência da soberania aos iraquianos.
- Este prazo, com certeza, provocará um estampido entre as diferentes facções em busca do poder - afirma.
'The Times' considera 'imprudente' qualquer mudança a este respeito.
- A data limite atual é rígida, mas também tem o mérito de focalizar os ânimos - falas sobre a transferência.
Segundo o 'Daily Telegraph', o mais importante é que as forças americanas e britânicas permaneçam no Iraque, já que sua saída mergulharia o país ainda mais no caos. Então, 'teríamos um Estado que se converteria em uma base operativa para o terrorismo'.
Segundo imprensa inglesa, o Iraque ruma para o caos
Arquivado em:
Terça, 06 de Abril de 2004 às 01:44, por: CdB