O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap de Hoop Scheffer, pediu à Aliança, nesta quinta-feira, um maior compromisso político como forma de fazer frente aos seus desafios.
O pedido foi feito durante a abertura do Conselho Atlântico de Outono, do qual participam os ministros de Assuntos Exteriores dos 26 países-membros do grupo.
Durante a reunião, os ministros passarão em revista as operações e missões da Otan no Afeganistão, em Kosovo, no Iraque e na Bósnia, bem como os avanços registrados desde a cúpula de Istambul de junho deste ano. Também será estudado um maior envolvimento em regiões estratégicas como o Cáucaso, a Ásia Central, o norte da África e o Oriente Médio.
Hoop Scheffer reiterou a necessidade de os países-membros manterem um consenso quando nos próximos meses as operações e missões da Aliança se monstrarem "difíceis e custosas".
- Os desafios futuros nas regiões em que a Otan está comprometida não nos deixam outra opção. Precisamos de um maior compromisso político dentro do pleno respeito aos grandes sócios institucionais, como a ONU, a UE e a Organização para a Segurança na Europa. - acrescentou.
Secretário-geral da Otan pede maior compromisso político
Arquivado em:
Quinta, 09 de Dezembro de 2004 às 06:02, por: CdB