O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta terça-feira que o espaço para modificações no projeto de reforma da Previdência no Senado é pequeno, já que as questões mais polêmicas foram bastante discutidas na Câmara. Segundo Sarney, ao tramitar na Câmara dos Deputados, o projeto recebeu muitas sugestões, inclusive da sociedade.
— Eu não estou excluindo a possibilidade de mudança, mas o espaço que a reforma deixou para ser modificada no Senado é bem menor — afirmou.
Sarney defendeu urgência na aprovação da reforma, pois nos moldes em que está a Previdência, ela não atende aos segurados. Em entrevista ao programa Revista Nacional, da Rádio Nacional AM, o senador lembrou que a reforma da Previdência é uma reivindicação que vem sendo feita há muito anos e disse que o presidente Lula está demonstrando coragem política de fazer e aprovar essa reforma.
— O que nós estamos vendo hoje é uma coisa que é boa para o país. Antigamente, o governo dizia que queria a reforma, o Congresso também dizia que queria a reforma, mas, no fundo, ninguém queria, porque votar uma reforma dessa magnitude é uma coisa traumática. E o governo Lula está fazendo aquilo que até então não havia sido feito — afirmou Sarney.
O presidente do Senado disse que é a favor da taxação dos inativos.
— O inativo está ganhando mais do quem está trabalhando, porque, na realidade, não pagar a contribuição significa um aumento na aposentadoria — acrescentou.