Santos, de olho na liderança, recebe o Flamengo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 12 de julho de 2004 as 18:09, por: CdB

“Também davam como favas contadas a vitória do Vasco e não foi bem assim”. O desabafo foi do técnico do Flamengo, Abel Braga, quando perguntado se o Santos seria favorito para o jogo desta terça-feira, às 21h45min, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O fato é que, pelo atual momento na competição e por atuar em casa, o Peixe tem maior cotação nos bolos dos torcedores. Afinal, o time paulista vem de uma seqüência de seis vitórias, resultados que lhe tiraram de uma incômoda vigésima posição para o terceiro lugar. E se vencer nesta terça-feira pode ficar em primeiro.

O Flamengo, ao contrário, não consegue se acertar no campeonato. Com apenas 12 pontos ganhos, é o 22º colocado e só conseguiu vencer duas vezes. Ainda em termos de comparação, o Flamengo marcou apenas 16 gols e o Santos fez 27. A única vantagem dos cariocas é nos gols sofridos: 21 contra 22.2

Em termos de desfalques, os cariocas superam de longe. Além de Júlio César e Felipe, na Seleção que disputa a Copa América no Peru, Zinho, Athirson, Roger, Douglas Silva e Júnior Baiano não jogam, No Santos, apenas Domingos não joga, pois está servindo à Seleção Brasileira Sub-20. Ávalos ganha nova chance.

Mas, em se tratando de futebol, a teoria nem sempre se confirma na prática. E o Flamengo, apesar dos problemas e do descrédito, viajou nesta segunda-feira confiante na conquista de um bom resultado. “Está na hora deles perderem”, afirmou Abel Braga.

No Santos, Vanderley Luxemburgo também prefere não falar em favoritismo. Ele considera os confrontos contra o Flamengo sempre difíceis, seja qual for a situação. Tanto que ele tratou de manter a concentração do elenco para esta partida. Só liberou os jogadores no sábado, após a emocionante vitória de 2 x 1 sobre o São Paulo – o segundo gol foi marcado por Ricardinho, de falta, aos 46 minutos do segundo tempo.

Já no domingo, a equipe voltou a se concentrar e Luxemburgo advertiu que o fato de o time vir de seis vitórias consecutivas aumenta sua responsabilidade. O treinador explicou que isso gera uma motivação a mais nos adversários, razão pela qual é preciso cuidado redobrado daqui por diante.

E Luxemburgo está certo quando fala em motivação. É exatamente este sentimento que Abel Braga passou para os seus jogadores. O técnico afirmou que uma vitória sobre o Santos, fora de casa, dará moral à sua equipe para iniciar sua recuperação no campeonato.

SANTOS x FLAMENGO

Data: 13/7/2004 (terça-feira)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Horário: 21h45min
Juiz: Evandro Rogério Roman (PR), auxiliado por Altemar Roberto Domingues (PR) e Francisco Aurélio Prado (PR)

Santos
Tapia, Paulo César, Cristiano Ávalos, André Luís e Léo; Bóvio, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano; Robinho e Deivid..
Técnico:Vanderlei Luxemburgo

Flamengo
Diego, Reginaldo, Henrique, Fabiano Eller e André Bahia; Da Silva, Ibson, Jonatas e Juliano; Jean e Uelliton.
Técnico: Abel Braga