A chamada Identity Check Mobile, já usada em 14 países, deve ser disponibilizada no país no primeiro trimestre de 2018. Após teste com funcionários
Por Redação, com Reuters - de São Paulo:
O Santander Brasil está lançando no mercado, junto com a Mastercard e a varejista online Dafiti as tecnologias de biometria digital e de reconhecimento facial para autenticação de pagamentos online.
A chamada Identity Check Mobile, já usada em 14 países, deve ser disponibilizada no país no primeiro trimestre de 2018. Após teste com funcionários iniciado em agosto, o banco expandiu o piloto para 120 mil clientes.
– Escolhemos clientes Santander que já tinham feito alguma compra com a Dafiti – disse à agência inglesa de notícias Reuters o superintendente-executivo de Cartões do Santander Brasil, Rodrigo Cury; para quem a solução deve incrementar a segurança das operações.
Em 2017 até novembro, as transações online com cartões do Santander Brasil cresceram 40 % na comparação anual. Simultaneamente, o Santander Brasil tem investido R$ 2 bilhões por ano em tecnologia.
Mastercard
Além do Brasil, a Mastercard também desenvolve um projeto piloto da Identity Check Mobile no México; disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, Paulo Frossard; sem detalhar o custo de implementação da tecnologia. Conforme Frossard; o cadastro da biometria será feito diretamente pelo aplicativo, compatível com os sistemas Android e iOS; e exigirá autorização do banco. “Além da autenticação biométrica e facial, (a tecnologia) também valida o smartphone que o consumidor está utilizando”, disse.
Frossard diz que a solução pode elevar o total de transações com cartão de débito; além de reduzir o risco de fraudes.