Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Salas de aula da era romana são descobertas em Alexandria

Arquivado em:
Quinta, 27 de Maio de 2004 às 10:39, por: CdB

Salas de aula da era romana, que podem ser parte de uma antiga universidade ligada à renomada biblioteca de Alexandria, foram descobertas na cidade portuária do Mediterrâneo, disse o chefe de antiguidades do Egito na quinta-feira.

Zahi Hawass, à frente do Conselho Supremo para Antiguidades do Egito, disse que as 13 salas de aula datam de cerca de 30 a.C. e foram encontradas perto do que se acreditava anteriormente ser um antigo teatro, descoberto no centro de Alexandria há 25 anos.

Mas a descoberta das salas de aula -- por uma equipe egípcio-polonesa --, feitas de calcário e cercadas por uma fileira de degraus nos quais os estudantes se sentavam, sugere que o teatro era, na verdade, um grande auditório para conferências, disse Hawass.

A biblioteca de Alexandria foi criada depois que Alexandre, o Grande fundou a cidade na costa mediterrânea do Egito em 332 a.C. A livraria virou um marco do aprendizado no mundo antigo até que foi queimada em 415 d.C.

"Nós realmente temos textos nos contando sobre esta universidade, (mas) nunca tivemos nenhuma evidência arqueológica", disse Hawass à Reuters.

"As 13 salas de aula, perto desse hall de conferências que foi descoberto há 25 anos, na minha opinião, são uma parte da universidade, o resto da universidade está enterrado debaixo dos prédios modernos de Alexandria", disse.

A universidade provavelmente foi inaugurada no período grego que foi anterior à era romana, afirmou Hawass, acrescentando que pode ter tido 5.000 estudantes, embora o seu tamanho exato ainda seja desconhecido.

"Eu acho que a universidade talvez foi abandonada (depois) do incêndio da biblioteca de Alexandria", disse.

O Egito construiu uma biblioteca moderna, a Biblioteca Alexandrina, para substituir o antigo local de aprendizado. O enorme prédio em forma de disco, com vista para o mar Mediterrâneo, foi inaugurado em 2002.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo