A Rússia, um dos principais clientes da carne bovina brasileira, suspendeu temporariamente as importações do produto após a descoberta de um caso de febre aftosa no Pará, informou o Ministério da Agricultura brasileiro nesta sexta-feira.
"Acabei de saber", afirmou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, durante a cerimônia de anúncio do plano-safra 2004/05.
"É preocupante, mas como o caso (de aftosa) é no Pará, uma área que não é exportadora, estamos tranquilos que a informação (que enviarmos à Rússia) irá desmontar essa suspensão."
O governo informou na quinta-feira que foi identificado um foco de febre aftosa em gado no município de Monte Alegre, no norte do Pará. Três animais estão infectados, até o momento.
"É natural que isso aconteça (a suspensão russa). Mas já mandamos comunicados para os países com quem mantemos relações comerciais. A Rússia deve receber o restante dos papéis hoje (sexta-feira)", afirmou o ministro.
A Rússia importou 37,2 mil toneladas de carne bovina "in natura" brasileira de janeiro a maio deste ano, com valor de 53,7 milhões de dólares.
Em Moscou, a Reuters entrou em contato com o Ministério da Agricultura mas não havia autoridades disponíveis para comentar o assunto.