Após a suspensão da Associação Internacional de Federações de Atletismo no ano passado, a Rússia tenta convencer autoridades esportivas sobre sua seriedade
Por Redação, com agências internacionais - de Moscou:
O ministros dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, informou nesta quinta-feira que cerca de 400 atletas russos estão se preparando para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
– Estamos nos preparando para Rio com cerca de 400 atletas, trata-se de uma solicitação prévia, o atletismo nesta aplicação se realiza condicionalmente – disse o ministro..
Em novembro de 2015, a Agência Mundial Antidoping (AMA) acusou a Rússia de violar regras anti-doping e fez uma recomendação à Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) para afastar atletas russos de competições, incluindo os Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro de 2016.
A participação dos atletas russos em Rio 2016 será decidida durante a reunião da IAAF em 17 de junho em Viena (Áustria).
– É muito difícil prever o resultado (da reunião da IAAF), se não estiver politicamente condicionado, procurará punir os infratores e não os atletas 'limpos' – disse Mutko.
Doping
O ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, disse que as acusações de que ajudou a esconder o exame positivo de doping de um jogador de futebol eram bobas e que ele e a Rússia estavam sendo vítimas de uma vingança por ganhar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2018.
Mutko, que luta para acabar com um escândalo de doping que colocou um ponto de interrogação sobre o direito de atletas russos competirem nos Jogos Rio 2016, respondia a acusações contra ele feitas pela emissora pública alemã ARD/WDR.
A emissora alemã, cujos relatos levaram à suspensão de atletas russos, informou que uma suposta troca interna de e-mails do Ministério dos Esportes discutindo o teste rejeitado de um jogador de futebol era assunto a ser encaminhado para "VL".
Segundo a emissora, "VL" se refere a Vitaly Leontiyevich Mutko.
– Iniciais podem ser interpretadas de uma maneira diferente – disse Mutko nesta quinta-feira de acordo com a agência de notícias Tass. "Como poderia ajudar a esconder isto? Destruí-la sozinho? Isto é bobagem, pouco convincente".
Após a suspensão da Associação Internacional de Federações de Atletismo no ano passado, a Rússia tenta convencer autoridades esportivas sobre sua seriedade em eliminar o doping a tempo para os Jogos Olímpicos do Rio, que tem início em 5 de agosto.