Segundo o Izvestia, a Internet militar possui sites que podem ser acessados somente em computadores aprovados pelo Serviço de Segurança
Por Redação, com Sputnik - de Moscou:
O Ministério da Defesa russo criou um sistema de comunicação “fechado para transmissão de dados” que não está ligado à Internet global.
Segundo o jornal russo Izvestia, os militares também criaram um correio eletrônico para a rede. Destinado ao envio de documentos secretos de "grande importância" e outras funções. "Os últimos retoques foram concluídos no final do verão deste ano, (em agosto), agora a rede está pronta.
No momento atual, estamos planejando ampliá-la, instalando terminais adicionais nas bases militares e em outras instituições", segundo o jornal, citando fontes militares.
Um funcionário do Ministério da Defesa explicou que a infraestrutura da Internet militar está localizada tanto na Rostelecom (operadora de telefonia líder na Rússia). Quanto nas instalações do Ministério. De acordo com a fonte, em cada base militar são instalados servidores para codificar a informação e, depois de codificada, dividi-la em "pacotes".
Segundo o Izvestia, a Internet militar possui sites que podem ser acessados somente em computadores aprovados pelo Serviço de Segurança. É impossível conectar qualquer dispositivo (Pen Drive, impressora etc) a um computador da rede. Cada tentativa será registrada pelo programa especial, explica a edição.
Protótipo de arma
O primeiro protótipo da peça de artilharia autopropulsada denominada Lotos. Ele será desenvolvido e testado para as forças aerotransportadas russas em 2017. Afirmou na semana passada o diretor do Instituto de Pesquisa de Maquinaria de Precisão (TsNIITochMash).
O diretor do instituto Dmitry Semizorov tinha dito anteriormente que o Ministério da Defesa russo tinha substituído a peça automotora Zauralets-D pelo projeto Lotos.
– O contrato para este trabalho está em fase de assinatura. As especificações técnicas foram aprovadas e a documentação do projeto deverá ser ajustada no futuro próximo.
– Tendo em conta as bases elaboradas. Durante os trabalhos para produção e testes do protótipo Zauralets-D. A fabricação vai começar em 2017 – disse Semizorov à RIA Novosti na exposição ArmHitec-2016 na Armênia.
Ele disse que o projeto Lotos difere do Zauralets por sua peça com maior alcance de tiro e suas munições de alta precisão da última versão.
Armas radioeletrônicas
Os primeiros exemplares de armas radioeletrônicas baseados em novos princípios físicos. Não têm análogos no mundo, e foram desenvolvidos e testados com sucesso na Rússia. Disse um representante oficial da empresa russa Corporação Unida de Construção de Equipamentos durante a exibição militar ArmHaitek 2016.
Pela primeira vez, armas radioeletrônicas baseadas em novos princípios físicos foram demonstradas em setembro de 2016, no fórum técnico-militar Exército 2016.
– Já foram desenvolvidos exemplares reais de tais armas e já provaram a sua eficiência. É um tipo de armas absolutamente novo que não tem análogos no país e, diria mesmo, em todo o mundo – disse a fonte aos jornalistas.
Segundo o representante da OPK, uma caraterística especial da nova arma é que neutraliza o equipamento do inimigo sem meios de destruição tradicionais, projéteis, mas através de fluxos de energia dirigida. "Provoca uma influência indireta física sobre o equipamento de aviões, drones e neutraliza armas de alta precisão", destacou.