A governadora Rosinha Garotinho fez, na manhã desta quinta-feira, um balanço positivo de sua viagem oficial a Israel, a convite do governo local, que se encerra na sexta. Os destaques ficaram para as áreas de segurança, turismo e esporte. Ficaram acertadas a troca de novas tecnologias na área policial, a retomada de vôos charters entre Rio e Tel Aviv e a possível ida de uma escola de samba e do time do Fluminense ao país.
A área de segurança pública acertou intercâmbio para aplicação de uma nova teconologia de monitoramento de câmeras e a implantação de um novo sistema de comunicação entre as viaturas das polícias, que passaria de analógico para digital.
- Queremos aperfeiçoar tudo o que já iniciamos. Israel tem uma tecnologia bastante avançada nessa área. No caso das viaturas, por exemplo, eles desenvolveram um método que pode ser aplicado ao nosso sistema, que é analógico, transformando-o em digital. A mudança agilizará o trabalho de campo da polícia e será feito a custo baixíssimo - explicou Rosinha.
Os acordos fechados entre o governo estadual e Israel na área de segurança vêm sendo trabalhados desde 2003. Técnicos da Secretaria estadual de Segurança visitaram o país quatro vezes naquele ano.
Outro destaque dos contatos da viagem foi o turismo. Rosinha reuniu-se, no início da semana, com o ministro do Turismo israelense, Beny Alon. Os dois acertaram a retomada dos vôos charters entre Tel Aviv e o Rio, o que aumentaria o fluxo de turistas entre as duas cidades.
Numa forma de incrementar o intercâmbio cultural e esportivo entre os dois países, Rosinha prometeu negociar a ida a Israel da escola de samba campeã deste ano e do Fluminense para exibições no país.
- O Fluminense poderá jogar aqui com uma equipe local, trazendo o Romário e as demais estrelas da equipe. Já liguei para o presidente do clube, David Fischel, que concordou em trazer o time - revelou Rosinha.