Os 92 municípios fluminenses começam a receber, nesta terça-feira, 62 toneladas de medicamentos, que serão distribuídos às prefeituras pelo governo do Estado, por meio do Instituto Vital Brazil (IVB), órgão vinculado à Secretaria de Saúde. São 16 tipos de remédios de uso ambulatorial considerados fundamentais para a assistência básica gratuita à população, como analgésicos, antibióticos, anti-hipertensivos e controladores de doenças cardíacas.
O lançamento do programa 'Rio Tem Remédio' será às 11h30, no Palácio Guanabara, com a presença da governadora Rosinha Garotinho, do secretário Gilson Cantarino e do presidente do IVB, Oscar Berro. No local estarão 12 caminhões com 71 mil caixas de medicamentos, produzidos pelo instituto e por outros laboratórios públicos. O governo investiu R$ 1,8 milhão no programa.
De acordo com Oscar Berro, a lista foi decidida por consenso médico como sendo a necessidade básica das farmácias de todos os municípios fluminenses.
- As prefeituras têm grupos de profissionais em câmaras técnicas, que organizam um ranking dos medicamentos mais necessários. Daí foi decidido, em 2001, esse consenso terapêutico, mas esperamos aumentar essa lista ou modificar um pouco a grade já a partir de abril - disse o presidente do IVB.