Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Rosinha distribui 1,5 milhão de livros

Arquivado em:
Terça, 25 de Outubro de 2005 às 09:39, por: CdB

A governadora Rosinha Garotinho deu início, nesta segunda-feira, no Palácio Guanabara, ao projeto da Secretaria de Educação de distribuir 1,5 milhão de livros para 470 mil alunos (três livros para cada um) da 3ª à 8ª série de 1.424 escolas estaduais.

São 18 títulos, clássicos da literatura brasileira e estrangeira, reescritos por Ziraldo numa linguagem de mais fácil compreensão para estudantes do ensino fundamental que serão trabalhados em sala de aula pelo professor.

Os pais dos estudantes vão receber uma cartilha produzida também pelo escritor para estimular a leitura em casa.

A expectativa é que, até o dia 10 de novembro, todas as unidades escolares já tenham recebido exemplares.

A distribuição gratuita de livros faz parte do Programa Estadual de Leitura, lançado pela Secretaria de Educação este ano.

- É muito importante que os alunos se interessem pela leitura, já que comprovadamente grande parte dos jovens tem dificuldade de compreender e interpretar textos. Os livros são essenciais não só como forma de melhorar o desempenho escolar, mas para o desenvolvimento dos estudantes ao longo da vida. Por isso, contamos com o apoio dos professores e pedimos o envolvimento dos pais e responsáveis para essa iniciativa - afirmou o secretário de Educação, Claudio Mendonça.

O programa foi criado pela Secretaria de Educação em junho. Estão sendo formados também grupos de leitura, que estimularão o aluno a ler um livro por mês.

Os melhores trabalhos feitos a partir dos títulos escolhidos serão premiados.

Outra ação foi a criação de mais de 100 bibliotecas-pólo. O acervo literário dessas unidades foi reforçado, o que as transformou em centros irradiadores de cultura, à disposição da escola, da comunidade e de outras unidades de ensino.

Também foi realizada uma feira literária nos jardins do Palácio Guanabara, onde os produtos foram vendidos com 20% de desconto. O programa promove, ainda, a visita de autores a escolas.

Conheça os títulos que serão distribuídos para as escolas:
3ª série: Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães (romance nacional); livro de Casimiro de Abreu (poesia); O Último dos Moicanos, de James Fenimore Cooper (romance clássico universal)
4ª série: A Carta de Pero Vaz de Caminha (prosa); livro de Álvares de Azevedo (poesia); e As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (romance clássico universal)
5ª série: O Guarani, de José de Alencar (romance nacional); livro de Gonçalves Dias (poesia); e Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas (romance clássico universal)
6ª série: O Alienista, de Machado de Assis (romance nacional); livro de Castro Alves (poesia); e Quo Vadis, de Henrik Sienkiewicz (romance clássico universal)
7ª série: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo (romance nacional); livro de Raimundo Correia (poesia); e Moby Dick, de Herman Melville (romance clássico universal)
8ª série: O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (romance nacional); livro de Olavo Bilac (poesia); e Os Miseráveis, de Victor Hugo (romance clássico universal).

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo