Em seu quarto ano jogando pelo Real Madrid, o brasileiro Ronaldo conseguiu nesta quinta-feira a nacionalidade espanhola, informou o website oficial de clube.
Desta forma, o atacante abre um posto de jogador não-europeu no elenco "galáctico".
Ronaldo, que chegou ao Real em 2002 numa transferência de US$ 50.64 milhões com a Inter de Milão, obteve a nacionalidade espanhola depois de prestar juramento à constituição do país em cerimônia nesta quinta-feira em Madri.
De acordo com a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), cada clube do país tem o limite de contar com apenas três jogadores de nações que não pertencem à União Européia.
Com a nacionalização de Ronaldo, o Real Madrid conta agora como "estrangeiros" os também brasileiros Robinho e Júlio Baptista.
Em agosto passado, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, que defende o Real Madrid desde a temporada 1997, também obteve a nacionalidade espanhola.
O posto de terceiro estrangeiro do elenco do Real pode ser preenchido durante a janela de transferências do futebol europeu em janeiro.
A maior probabilidade é que o clube tenha o brasileiro Cicinho como reforço no começo de 2006. O lateral-direito do São Paulo tem pré-contrato com os espanhóis.
Atualmente, o agora espanhol Ronaldo se dedica à recuperação de uma lesão no joelho esquerdo.
A contusão deixou o atacante fora dos amistosos da seleção brasileira contra Emirados Árabes e um combinado do Kuait.
A expectativa é que Ronaldo volte ao Real no próximo dia 19 de novembro, quando seu time encara o Barcelona no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, no aguardado clássico do campeonato Espanhol.