Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Ronaldo da Frota Nogueira: um pioneiro no mercado de capitais

Arquivado em:
Quinta, 12 de Outubro de 2017 às 08:55, por: CdB

Ronaldo Nogueira participou, entre outros, dos conselhos de Administração da Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto (Abrasca) e da criação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).

 

Por Redação, com Sônia Araripe/Plurale - do Rio de Janeiro



Faleceu no Rio, no último dia 10 de outubro, o economista Ronaldo Augusto da Frota Nogueira, 79 anos. Um dos pioneiros no mercado de capitais, participou ativamente de diversos órgãos, instituições e comitês voltados para a disseminação e fortalecimento deste segmento. 

Foi um dos colaboradores do grupo de trabalho que contribuiu para a criação da Lei do Mercado de Capitais, em 1965 e fundador do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (Codimec). Está, também, entre os fundadores da Associação Brasileira dos Analista do Mercado de Capitais (Abamec).

ronaldo-nogueira.jpg
O economista Ronaldo Nogueira fundou a IMF Editora

Ronaldo Nogueira participou, entre outros, dos conselhos de Administração da Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto (Abrasca) e da criação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); além do Instituto Nacional de Investidores (INI). Também ajudou a criar o Fundo Brasil, primeiro a reunir investimentos estrangeiros pulverizados no mercado acionário brasileiro, nos anos 80. Pela sua experiência também foi conselheiro de outros fundos estrangeiros, como o Fundo da Coreia.

Formação privilegiada



Nascido na capital Fortaleza, Ceará, formou-se em Economia pela UFRJ com graduação em Mercado de Capitais pela New York University (NYU). Trabalhou na área financeira, em Nova York, mas foi no Rio que constituiu família e fez sua carreira profissional. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quando o curso ainda funcionava na Marques de Olinda, em Botafogo; antes de ser transferido para a Urca, no Campus da Praia Vermelha.

Nogueira foi aluno de referências do pensamento econômico brasileiro. Entre seus mestres estavam Eugenio Gudin, Roberto Campos e Octavio Gouvêa de Bulhões; além de ter sido colega dos também alunos, hoje professores titulares, Carlos Lessa, ex-reitor da UFRJ e Presidente do BNDES e Maria da Conceição Tavares. Teve uma formação privilegiada. 

Empreendedor, Nogueira foi proprietário da IMF Editora. Editou vários livros voltados para a temática das Relações com Investidores. Foi fundador da Revista RI, que completa 19 anos. Deixa viúva, Tita e três filhos: o editor Ronnie, publisher da Revista RI; o produtor cultural Rik e a matemática Mariana; além de quatro netos. Morreu de insuficiência renal após três meses de internação.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo