Ronaldo Nogueira participou, entre outros, dos conselhos de Administração da Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto (Abrasca) e da criação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).
Por Redação, com Sônia Araripe/Plurale - do Rio de Janeiro
Faleceu no Rio, no último dia 10 de outubro, o economista Ronaldo Augusto da Frota Nogueira, 79 anos. Um dos pioneiros no mercado de capitais, participou ativamente de diversos órgãos, instituições e comitês voltados para a disseminação e fortalecimento deste segmento.
Foi um dos colaboradores do grupo de trabalho que contribuiu para a criação da Lei do Mercado de Capitais, em 1965 e fundador do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (Codimec). Está, também, entre os fundadores da Associação Brasileira dos Analista do Mercado de Capitais (Abamec).
Ronaldo Nogueira participou, entre outros, dos conselhos de Administração da Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto (Abrasca) e da criação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); além do Instituto Nacional de Investidores (INI). Também ajudou a criar o Fundo Brasil, primeiro a reunir investimentos estrangeiros pulverizados no mercado acionário brasileiro, nos anos 80. Pela sua experiência também foi conselheiro de outros fundos estrangeiros, como o Fundo da Coreia.
Formação privilegiada
Nascido na capital Fortaleza, Ceará, formou-se em Economia pela UFRJ com graduação em Mercado de Capitais pela New York University (NYU). Trabalhou na área financeira, em Nova York, mas foi no Rio que constituiu família e fez sua carreira profissional. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quando o curso ainda funcionava na Marques de Olinda, em Botafogo; antes de ser transferido para a Urca, no Campus da Praia Vermelha.
Nogueira foi aluno de referências do pensamento econômico brasileiro. Entre seus mestres estavam Eugenio Gudin, Roberto Campos e Octavio Gouvêa de Bulhões; além de ter sido colega dos também alunos, hoje professores titulares, Carlos Lessa, ex-reitor da UFRJ e Presidente do BNDES e Maria da Conceição Tavares. Teve uma formação privilegiada. Empreendedor, Nogueira foi proprietário da IMF Editora. Editou vários livros voltados para a temática das Relações com Investidores. Foi fundador da Revista RI, que completa 19 anos. Deixa viúva, Tita e três filhos: o editor Ronnie, publisher da Revista RI; o produtor cultural Rik e a matemática Mariana; além de quatro netos. Morreu de insuficiência renal após três meses de internação.