Ministro da Agricultura desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Rodrigues pediu demissão do cargo nesta quarta-feira, segundo informação confirmada pelo Ministério da Agricultura. Rodrigues alegou problemas de saúde na família para deixar o cargo. Deputados da bancada ruralista, no entanto, dizem que há controvérsias nesse aspecto. Eles garantem que o ministro estava desgastado no governo e deveria sair para ser preservado politicamente.
Segundo o líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), teria havido um acordo entre o presidente e o ministro para que ele deixasse o cargo até o final deste mês e Lula teria sido informado por Rodrigues de seu afastamento em jantar, nesta terça-feira, no Palácio da Alvorada. A assessoria de imprensa do Planalto ainda não informou quem ocupará a vaga de Rodrigues.
Roberto Rodrigues nasceu em Cordeirópolis (SP), em 1942. É engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, e professor licenciado do Departamento de Economia Rural da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em Jaboticabal. Líder empresarial agrícola, o ex-ministro sempre cobrou medidas de fortalecimento do agronegócio.