Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Risco de pandemia está mais real, dizem cientistas

Arquivado em:
Segunda, 06 de Março de 2006 às 08:30, por: CdB

A disseminação da gripe aviária pelo mundo é algo sem precedentes e o risco de uma pandemia humana persistirá, mas o planeta não está totalmente indefeso, afirmou na segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em declarações dadas no começo de um encontro de três dias com especialistas para melhorar as defesas globais contra qualquer surto da doença entre os seres humanos, a maior autoridade da OMS para a área de gripe disse que o principal seria tentar acabar com o surto antes de ele instalar-se.

Se isso não der certo, a próxima manobra seria tentar conter sua disseminação e evitar um grande número de mortes e os prejuízos econômicos a serem provocados por uma pandemia total, afirmou Margaret Chan.

- Quando um vírus sabidamente imprevisível como o vírus da gripe recebe oportunidades sem precedentes, temos de nos preparar para surpresas. Mas não estaremos sem defesas se agirmos coletivamente neste momento - afirmou a autoridade nas declarações iniciais do encontro, realizado na sede da OMS, em Genebra.

Agora são os gatos

O vírus fatal de gripe aviária H5N1 foi detectado em gatos na Estíria, região sul da Áustria, disse nesta segunda-feira uma porta-voz do governo regional. A porta-voz confirmou que o vírus do tipo H5N1 foi encontrado em vários gatos na região, mas não quis fornecer detalhes.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo