Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Risco Brasil marca alta de 213 pontos

Arquivado em:
Quinta, 26 de Outubro de 2006 às 17:47, por: CdB

O MBI+ Brasil, calculado pelo Banco JP Morgan Chase, indicava 213 pontos às 19h40, com alta de 0,47%. Ontem, o risco-país fechou aos 212 pontos. No mercado secundário de títulos da dívida externa brasileira, o Global 40 subia 0,28%, transacionado a 131,438% do seu valor de face. O segundo papel mais representativo do índice do JP Morgan, o Global 18 ou A-Bond (Amortizing Bond ou Bônus de Amortização), ganhava 0,28%, a 110,375% do seu valor de face.

O Emerging Markets Bond Index - Brasil é um índice que corresponde à média ponderada dos prêmios pagos pelos títulos da dívida externa brasileira em relação a papéis de prazo equivalente do Tesouro dos Estados Unidos, tido como o país mais solvente do mundo, de risco praticamente nulo.

O indicador mensura o excedente que se paga em relação à rentabilidade garantida pelos bônus do governo norte-americano. Significa dizer que a cada 100 pontos expressos pelo risco-Brasil, os títulos do país pagam uma sobretaxa de 1% sobre os papéis dos EUA.

Em princípio, quando o retorno dos papéis brasileiros cai junto com o rendimentos dos treasuries, o risco Brasil permanece igual. Mas essa relação nem sempre é mantida. Às vezes, por algum motivo, basta que o juro do papel brasileiro recue menos que o norte-americano para que o EMBI+Brasil aumente.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo