Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Rio vai adaptar pontos turísticos para melhorar acesso de portadores de deficiência

Arquivado em:
Sexta, 21 de Maio de 2004 às 11:19, por: CdB

Todos os locais de interesse turístico do Rio de Janeiro - hotéis, pousadas, bares, restaurantes e cartões postais, como a Vista Chinesa e o Pão de Açúcar - vão ter que se adaptar para facilitar o acesso de pessoas especiais. A lei 4.326, que trata da questão, foi sancionada pela governadora Rosinha Matheus na semana passada e agora só falta ser regulamentada para entrar em vigor. Enquanto isso, as comissões de Turismo e de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Assembléia Legislativa do Estado promovem debates com as prefeituras para buscar a adesão dos municípios à nova lei.

O primeiro encontro começou hoje, em Macaé. Na abertura, a deputada Georgette Vidor (PPS), que divide a autoria do projeto de lei com os deputados Glauco Lopes (PSDB) e Jorge Picciani (PMDB), falou da dificuldade dos portadores de deficiência física visitarem pontos turísticos ou se hospedarem em pousadas. Segundo Georgette, que ficou paraplégica após um acidente na estrada, a maioria dos pontos turísticos, hotéis ou restaurantes têm apenas rampas de acesso, o que não é suficiente.

"Só quem está em uma cadeira de rodas sabe das dificuldades para se locomover. Além das rampas, os locais de interesse turístico têm que fazer adaptações nas portas, banheiros, camas e também nas mesas", disse a deputada.

A Lei 4.326 estabelece que todos os empreendimentos que envolvam interesse turístico, de lazer, negócios, eventos, hotéis e pousadas deverão dispor, obrigatoriamente, de pelo menos um quarto acessível ao deficiente, com banheiro adaptado, equipamentos, mobiliário e pessoal capacitado para assegurar a recepção e acessibilidade, de acordo com as normas estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo