A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura, nesta segunda-feira, o Memorial Getúlio Vargas para homenagear a trajetória política do ex-presidente de São Borja (RS) à Presidência da República. A partir de terça, haverá uma exposição permanente sobre a história de Getúlio, que se suicidou com um tiro no coração no dia 24 de agosto, há 50 anos. O memorial funcionará na Praça Luís de Camões, na Praia do Russel, no Rio.
O memorial quer enfatizar a passagem de Vargas pela cidade do Rio de Janeiro, então capital do país. Um levantamento da Prefeitura do Rio indica que Getúlio Vargas passou 31 anos dos 45 de sua vida pública no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, "nesse longo período, estabeleceu-se intensa relação de amor e rejeição entre ele e os habitantes da cidade, amor sobretudo do povo, rejeição sobretudo da elite".
Segundo as informações da assessoria, a exposição tem como curador o professor José Murilo de Carvalho e a iconografia é do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. O Memorial terá ainda uma livraria, um café e um cineclube. A exposição estará aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 19h.
Rio terá memorial em homenagem a Getúlio Vargas
Arquivado em:
Domingo, 22 de Agosto de 2004 às 10:37, por: CdB