Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Rio é 'cidade da cocaína e da carnificina', diz <i>Independent</i>

Arquivado em:
Terça, 12 de Outubro de 2004 às 07:58, por: CdB
O diário britânico The Independent descreve o Rio de Janeiro como "a cidade da cocaína e da carnificina" numa reportagem de duas páginas nesta terça-feira.

O jornal relata um recrudescimento da guerra do tráfico nas favelas e compara a violência na cidade brasileira àquela encontrada em zonas de guerra como a Chechênia e o Sudão.

Os repórteres do Independent acompanharam o enterro do traficante Escadinha, assassinado este mês. Explicam a rivalidade entre grupos armados como o Comando Vermelho ou os Amigos dos Amigos.

E apresentam um panorama do Rio semelhante ao descoberto por muitos britânicos ao assistir ao filme Cidade de Deus, mencionado na reportagem.

- Até meados dos anos 80 os traficantes do Rio usavam pistolas - diz o jornal - Agora é normal vê-los com fuzis AR-15 e AK-47 circulando pelos becos de muitas das 600 favelas da cidade.

O texto termina afirmando que, para milhares de crianças e adolescentes levados ao narcotráfico, "o Rio de Janeiro é uma cidade sem futuro".

Crescimento econômico

O diario econômico Financial Times afirma que o crescimento industrial no Brasil está superando as previsões.

O jornal apresenta os últimos dados do IBGE que mostram um crescimento da produção industrial em 1,1% agosto.

Para o Financial Times as estatísticas reforçam a previsão no mercado financeiro de crescimento econômico de 4,5% este ano.

- Os resultados poderiam ainda a levar a novas revisões para cima nas previsões de crescimento do PIB brasileiro -  diz o FT.

A recuperação vem impulsionada pelas exportações, mas o jornal britânico observa também uma aumento na demanda doméstica, o que levou a um aumento histórico na fabricação de carros e telefones celulares.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo