Pela sétima vez consecutiva, o Rio de Janeiro foi a cidade das Américas que mais sediou grandes eventos internacionais. No ranking 2003 da ICCA Internacional Congress & Convention Association -, que classifica os destinos em relação à realização de grandes eventos internacionais, o Rio aparece na primeira colocação, com 30 eventos, à frente de cidades como Montreal e Nova York.
O sucesso é fruto dos trabalhos de divulgação da imagem da cidade no exterior. A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo/Riotur, participou dos mais importantes congressos e feiras de turismo do mundo nos últimos anos. Em 2003, foram 30 e em 2004 a estimativa é de participação em 35 eventos.
O Rio de Janeiro é destaque também no Estudo de Demanda Turística Internacional 2003, realizado pela Embratur. A cidade continua liderando o ranking dos destinos mais visitados por estrangeiros que chegam ao Brasil, atraindo 36,9% dos turistas. A permanência média no Rio foi de 7,83 dias, com gasto médio de US$ 96,98.