O movimento Grito dos Excluídos será marcado, na cidade, por um desfile com temáticas sociais e formado por representantes das 12 entidades que o integram. De acordo com Robson Oliveira, da coordenação da Campanha Estadual contra a Alca, pela primeira vez será realizado o destile do Grito dos Excluídos no Rio.
- Em outras cidades já havia o desfile, mas no Rio nós privilegiávamos a concentração em Aparecida do Norte (São Paulo), onde surgiu o movimento. Agora, a idéia é focar as atividades na própria cidade do Rio - explicou.
Durante o feriado da independência, nesta quarta-feira, os integrantes das entidades distribuirão panfletos no centro da cidade com o manifesto nacional do Grito dos Excluídos, que traz críticas à política econômica, especialmente ao pagamento da dívida externa, à tentativa de acordo para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), além do aumento crescente da violência.
- Essas são questões crônicas que estamos discutindo desde o início da campanha, há 11 anos, mas que até agora não apresentaram mudanças - acrescentou Robson Oliveira.