As obras do Restaurante e Hotel Popular de Irajá, dentro da área da Ceasa, situada na Avenida Brasil, 19.001, estão em fase de conclusão. O gerenciamento é da Empresa de Obras Públicas (Emop), atendendo à solicitação da Secretaria de Ação Social.
Orçados em R$ 4.974.068,64, os trabalhos ocupam 5.303,94 metros quadrados de área construída, sendo 3.076,26 metros quadrados destinados ao hotel, 1.671,86 metros quadrados ao restaurante e 555,80 metros quadrados reservados ao pátio.
O hotel compreende três pavimentos. No andar térreo estão instalados a coordenadoria, administração, salas de aula, tesouraria, triagem, sanitários, lavanderia, despensa e uma parte dos dormitórios. No segundo e terceiro pavimentos ficam os quartos e sanitários. O estabelecimento tem capacidade para receber 252 hóspedes, sendo 224 vagas para homens e 26 para mulheres.
O restaurante é composto de dois pavimentos. No primeiro, funcionarão o salão de refeições, câmara frigorífica, linha de distribuição, depósitos, copas de higienização e de preparo de alimentos, cozinha industrial e sanitários. O segundo andar abriga o mezanino, onde estão instalados a administração, salas da nutricionista, de compressores, de treinamento, depósito de alimentos e sanitários. A previsão é de servir 4.416 refeições por dia.
No pátio coberto ficam as salas de espera do hotel e do restaurante, o elevador e uma rampa para deficientes físicos. O castelo d'água tem capacidade para 30 mil litros, a cisterna para 200 mil litros e a subestação comporta 490 KVA.
- De acordo com o número de refeições no restaurante e de leitos no hotel, teremos, aproximadamente, cinco mil cidadãos beneficiados a cada dia. O programa se completa dando assistência ao trabalhador que mora longe de seu emprego e terá onde pernoitar, além de alimentar-se de forma adequada - concluiu o presidente da Emop, Manuel Rosa Neca.