Se você exagerou na dose e no dia seguinte acordou com uma imensa ressaca, saiba que certos procedimentos podem ajudar a passar melhor pela crise. O que acontece em nosso organismo é que, quando ingerimos muito álccol, o aparelho digestivo precisa trabalhar mais, pois o estômago precisa fabricar mais suco gástrico e o fígado mais bile, para neutralizar as toxinas do álcool. O intestino também é sobrecarregado pois precisa produzir mais suco entérico, ficando mais lento.
Para uma boa desintoxicação você precisará ingerir remédios naturais, como verduras, frutas e legumes. Esses alimentos são de mais fácil digestão e irão repor no organismo as vitaminas que auxiliarão o melhor funcionamento dos rins e do fígado, que são os principais responsáveis pela desintoxicação. É fundamental também que você beba muito muito líquido. A água de coco que contém potássio é um excelente soro natural e sucos de frutas frescas são fantásticos para a reposição de vitaminas.
Mas não esqueça também de beber muita água. A água repõe os líquidos perdidos e ajuda a lavar o organismo, eliminando as toxinas acumuladas. Fibras solúveis, como o farelo de aveia ou trigo, arroz integral ou pão integral também ajudam nesta limpeza.
O fígado, que foi sobrecarregado com a ingestão do álcool, deve ser aliviado. Portanto, dê uma colher de chá a ele evitando alimentos gordurosos como carnes vermelhas, queijos, molhos e frituras. Dê um tempo também de alimentos embutidos e enlatados, como salsichas, presunto e biscoitos. Com estas dicas, você suportará melhor o processo da ressaca e poderá até pensar na próxima festa.