O dólar operava em alta nesta terça-feira, impulsionado por remessas de recursos e com o mercado um pouco cauteloso antes da decisão do Federal Reserve sobre os juros dos Estados Unidos. Às 11h27, a divisa norte-americana era vendida a R$ 2,148, com valorização de 0,42%.
- Tem um lote razoavelmente grande de saída (de recursos) hoje, notícia econômica ou política que mexa não tem, é fluxo mesmo - disse Paulo Fujisaki, analista de mercado da corretora Socopa.
O dólar também subia frente a outras moedas, com investidores se antecipando à decisão do Fed sobre o juro, na quarta-feira. Além disso, as bolsas norte-americanas operavam em campo negativo nesta manhã, depois do resultado decepcionante da fabricante de chips para celulares Texas Instruments e da Kraft Foods. Segundo Flávio Ogoshi, operador de derivativos do Rabobank, a divulgação da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) levemente acima do esperado também motivou alguns ajustes de posição no mercado.
O índice avançou 0,29% em outubro, depois de uma alta de 0,05% em setembro. Economistas consultados pela Reuters projetavam uma alta de 0,24%. Outro fator que pode acentuar a curva de valorização do dólar é a atuação do Banco Central nos leilões diários de compra de dólares. Analistas afirmam que o BC reforçou o montante adquirido, enxugando a liquidez excedente.