O rei Juan Carlos da Espanha destacou, nesta terça-feira, o "excelente" estado das relações bilaterais com o Brasil e disse que esse país é um parceiro econômico e comercial prioritário para a Espanha.
Os reis da Espanha, junto ao Príncipe de Astúrias e os duques de Palma, ofereceram nesta terça um jantar de gala ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e à primeira-dama, Marisa, evento que contou com a presença do presidente do Governo espanhol, José María Aznar.
No jantar, Juan Carlos I sugeriu as possibilidades de ampliação da cooperação entre os dois países.
- Podemos e devemos fazer mais para aprofundar o conhecimento mútuo e nossa cooperação - afirmou o rei, depois de ressaltar que as relações bilaterais "registraram na última década um crescimento e expansão sem precedentes".
No contexto da cooperação cultural, o rei manifestou a simpatia da Espanha "ao interesse do ensino do espanhol" no Brasil. Em seu discurso, Juan Carlos elogiou o Brasil como "uma grande realidade política, econômica, social e cultural que inspira respeito e admiração em escala internacional".
O rei destacou ainda o apoio espanhol aos "nobres esforços" do governo de Lula "na luta contra a fome, a pobreza e a desigualdade social". Também ressaltou a admiração que se tem na Espanha ao presidente do Brasil e, como prova disso, citou o prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional, concedido a Lula em junho.
Don Juan Carlos lembrou que, no âmbito econômico, a Espanha se converteu no segundo maior investidor internacional no Brasil. Nesse sentido, citou o turismo e a pesca como novos campos a serem explorados de forma "eficaz e mutuamente benificente do ponto de vista econômico e social".
No aspecto da política externa, o rei da Espanha referiu-se aos "muitos interesses e objetivos" compartilhados pelos dois países e lembrou a "decisiva contribuição" do Brasil para as Cúpulas Ibero-americanas.
Além disso, reiterou o "pleno apoio" da Espanha ao desenvolvimento da integração do Mercosul e o desejo espanhol de uma rápida conclusão do novo acordo entre esse bloco e a União Européia (UE).
Em sua primeira visita de Estado à Espanha, o presidente do Brasil se reuniu nesta terça com empresários espanhóis e na quarta se encontrará com o presidente do Governo espanhol, José María Aznar, e com o vice-presidente do Governo e ministro da Economia, Rodrigo Rato.