Um especialista em Wolfang Amadeus Mozart confirmou a autenticidade de uma pintura de 1790 considerada como o último retrato do genial músico e que pertence à coleção de um museu de Berlim, anunciou a instituição nesta quinta-feira.
O especialista Wolfgang Seiller confirmou que esta tela de 80 por 62 centímetros do pintor alemão Johann Georg Edlinger, nas mãos da famosa Gemaeldegalerie, representa a Mozart um ano antes de sua morte, informou.
Seiller se apoiou em seu grande conhecimento sobre o músico austríaco e em um procedimento de informática, comparando a pintura com outro retrato autenticado de Mozart de 1777, que se encontra no Museu Cívico Bibliográfico Musical de Bolonha, no norte da Itália.
O pintor Edlinger havia produzido em 1790 esta tela que mostra Mozart em Munique. A pintura, que foi comprada há 700 anos pelo museu de Berlim e restaurada recentemente, será apresentada ao público no dia 27 de janeiro, por ocasião do 249º aniversário do nascimento do músico, que morreu aos 35 anos.
Reconhecida autenticidade de um retrato de Mozart
Arquivado em:
Quinta, 06 de Janeiro de 2005 às 14:56, por: CdB