Quem gosta de futebol e de participar de qualquer jogo de aposta na Betfair precisa ter algumas informações básicas a respeito do esporte. Por exemplo, é interessante saber as regras do jogo, as posições do futebol de campo e suas funções em uma partida.
Muita gente só lembra do atacante e do goleiro, mas a verdade é que existem outras funções igualmente importantes que precisam ser prestigiadas.
Neste artigo, explicaremos quais são as diferentes posições que os jogadores podem assumir, o que cada uma delas é responsável por fazer e outras curiosidades interessantes para aqueles que curtem acompanhar a cena esportiva e fazer um bet na Betfair. Acompanhe!
As posições do futebol de campo e suas funções
Em uma partida de futebol, há quem defenda, quem marque gols e, ao contrário, quem defenda o gol dos chutes adversários. Em geral, as atribuições de cada jogador podem ser divididas em três grandes grupos: os defensores, os meio-campistas e os atacantes. Vamos relembrar as diferentes posições do futebol de campo e suas funções?
Defesa
Os defensores, como o próprio nome sugere, são os jogadores que defendem o time dos ataques adversários. Seu objetivo é evitar que a equipe oponente marque gols. Eles ficam posicionados em sua própria metade do campo e atuam de modo a barrar os avanços do outro time.
Goleiro
O goleiro é o jogador que agarra as bolas lançadas pelos adversários à rede, evitando que marquem gols. Ele é o único jogador em campo que pode tocar na bola com as mãos. No entanto, goleiros que também tenham boas habilidades de chute costumam se destacar pela versatilidade. Há até goleiros especializados em marcar faltas e pênaltis, como Rogério Ceni, que ganhou fama por conta dessa característica.
Zagueiros
Os zagueiros ocupam a grande área defensiva para proteger o time e barrar as ofensivas dos adversários. Sua missão é impedir que a bola chegue até o goleiro. Em geral, são jogadores fortes e resistentes, com habilidade de cabecear (muitos, inclusive, são bem altos).
Laterais
No futebol, existem as posições de lateral-direito e de lateral-esquerdo. Ambos defendem as laterais do campo e bloqueiam os alas ou meio-campistas da equipe adversária. Eles fazem uma espécie de ligação entre a defesa e o meio de campo. São jogadores velozes e resistentes, já que dão suporte ao ataque, fazem cruzamentos e precisam correr para cima e para baixo no campo.
Líbero
O líbero quase não é usado. Mas, quando há, esse jogador atua atrás da linha de zaga, é o último da linha e se encarrega das sobras. É como se fosse um zagueiro ainda mais defensivo.
Meio de campo
Os meio-campistas se posicionam entre os atacantes e os zagueiros no meio do campo, com o objetivo de apoiar o ataque e avançar com a bola em direção ao gol adversário. Em um jogo de futebol, há quatro tipos de meio-campistas em campo, e cada um tem uma função específica.
Meio-campista defensivo ou volante
Esse jogador se movimenta o tempo inteiro, correndo entre os zagueiros e os atacantes e mantendo a bola em movimento. Eles ligam a defesa ao ataque e focam em recuperar as bolas do fundo do campo e em prepará-las para os atacantes as chutarem em direção ao gol.
Meio-campista armador
O meio-campista armador atua no ataque e na defesa, armando as jogadas, avançando e recuando com a bola, dependendo de onde ela está. Por integrarem a equipe e tomarem importantes decisões no jogo, são jogadores que devem ser muito hábeis e ter a capacidade de realizar chutes de longa distância.
Meio-campistas ou alas direitos e esquerdos
Os alas atuam nas bordas do campo, abrindo espaço para que o armador e o meia-atacante se movimentem livremente. Uma de suas funções é cruzar a bola rumo ao centro do campo. São jogadores que precisam driblar bem, passar a bola rapidamente, ajudar nos chutes e fazer gols. Por isso, precisam ser hábeis com a bola e muito ágeis.
Meio-campista ofensivo ou meia-atacante
Os meia-atacantes se concentram em ajudar os atacantes, avançando com a bola e buscando ameaçar os adversários. É comum que eles assumam o controle de jogadas ofensivas e deem suporte ao ataque, por isso precisam ter uma técnica muito boa.
Ataque
Os atacantes são os jogadores responsáveis por marcar os gols. Eles ficam posicionados perto do gol do oponente, em um local estratégico. Por isso, raramente participam de defesas. Existem duas funções de ataque em um jogo de futebol de campo: os atacantes propriamente ditos e os centroavantes.
Atacante
O atacante é a figura mais importante do time, pois tem como função fazer o máximo de gols possível. Para isso, os atacantes ficam posicionados na frente do campo e recebem passes dos colegas visando a colocar a bola na rede do adversário. São jogadores que precisam ser rápidos para superar a defesa do oponente.
Existem os pontas, que são atacantes que se movimentam mais, puxando a marcação e buscando o jogo de meio de campo, e os ponta-de-lança, aqueles que procuram oportunidades de penetrar a defesa.
Centroavante
Assim como o atacante, o objetivo do centroavante deve ser finalizar as jogadas e fazer gols. Muitas vezes, ele fica isolado no ataque. São jogadores capazes de chutar muito bem e controlar a bola no ar.
Gostou de rememorar quais são as posições do futebol de campo e suas funções? Então continue acompanhando o melhor das notícias esportivas por aqui!