O presidente russo Vladimir Putin demitiu o primeiro-ministro Mikhail Kasyanov na terça-feira, já preparando a nova equipe que deve trabalhar com ele depois da eleição presidencial do próximo mês.
- De acordo com o artigo 117 da Constituição, decidi hoje que o governo vai renunciar - disse Putin, ao vivo, na televisão.
Putin, que tem como certa a vitória nas eleições presidenciais que serão realizadas em 14 de março, assinou um decreto nomeando primeiro-ministro Viktor Khristenko, segundo informou o porta-voz do Kremlin.
- Essa decisão não está ligada a nenhuma atitude do antigo governo, que eu acredito ter sido satisfatório - disse Putin - É apenas uma decisão que demosntra o desejo de marcar posição de como a política vai se desenvolver depois de 14 de março de 2004 - acrescentou.
Putin, no entanto, já vinha demosntrando impaciência com Kasyanov, que estava ligado à antiga administração do ex-presidente Boris Yeltsin, por não produzir resultados rápidos com reformas e por não ter produzido resultados de crescimento econômicos.