Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2025

Projeto Mata Atlântica será votado nesta sexta

Arquivado em:
Quinta, 11 de Dezembro de 2003 às 22:16, por: CdB

O Senado vota na próxima sexta-feira, em regime de urgência, o projeto de lei que trata da recuperação, preservação e uso sustentável da Mata Atlântica. O texto tramitou 11 anos e foi aprovado na Câmara no dia 3, graças a acordo fechado pelos líderes dos partidos.

No Senado, além do requerimento de urgência apresentado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), houve o empenho do presidente da Casa, José Sarney (AP), em atender o pedido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para votar a proposta este ano. A senadora Roseana Sarney foi designada relatora do projeto.

Após conversar com Sarney, Marina disse que lembrou a ele o quanto esse projeto é importante para a política ambiental do País, porque vai preservar o que ainda existe da Mata Atlântica. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) restam apenas 7,3% das florestas da Mata Atlântica da época do Descobrimento.

Coordenador do grupo que fechou o acordo para aprovar a matéria na Câmara, o deputado Luciano Zica (PT-SP) disse que as florestas destruídas nos 11 anos em que o projeto ficou engavetado equivalem à destruição de uma área do tamanho de um campo de futebol a cada quatro minutos.

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que se encontrou com a ministra quando ela deixava o Senado, disse que o projeto deve ser aprovado sem dificuldades. Marina afirmou que isso vai estimular o surgimento de outros projetos, além dos que estão em andamento, de recuperação da mata.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo