Com o objetivo de aperfeiçoar o ensino do braile e a melhoia e empliação dos serviços educacionais especializados para alunos com deficiuncia visual, a Secretaria de Educação de Minas Gerais, em parceira com o Ministério da Educação e a Associação de Deficientes Visuais de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, promove, até o dia 10, a capacitação de 30 professores para o uso e emprego do Sistema Braile e do Código Matemático Unificado. O treinamento está sendo realizado, de 8h às 18h, no Hotel Royal Center - Rua: Rio Grande do Sul, 856 - Lourdes.
A seleção dos cursistas, que já atuam no ensino fundamental, levou em conta os municípios com maior demanda e os que não participaram da capacitação realizada no ano passado. Estes professores serão multiplicadores e deverão repassar as informações, ajudando na orientação dos demais professores da sua região.
Nesta parceria, a Secretaria vai certificar os participantes e se responsabilizar pela infra-estrutura para a realização do curso e o MEC organiza o treinamento e elabora o material instrucional, que contém vídeo e apostilas.
Ao todo, o curso terá 120 horas/aula e irá abordar assuntos como a Política Nacional de Educação Especial, visão histórica da educação do deficiente visual no Brasil, Sistema Braile e Código Matemático Unificado em Braile, entre outros.
De acordo com dados do censo escolar, Minas Gerais possui 268 alunos com deficiência visual estudando especificamente em escolas estaduais especiais e mais 1.023 incluídos em escolas regulares do estado. Além de Minas Gerais, outros quatro estados participarão, no primeiro trimestre deste ano, de capacitação na área . São eles: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul e Tocantins.