A produção industrial brasileira ficou estável em abril na comparação com março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Em relação a abril de 2004, houve expansão de 6,3%.No ano, a produção industrial acumula alta de 4,5% e nos últimos 12 meses, de 7,5%.
- Na análise do momento atual, o quadro é de estabilização. Em bases mais longas, a análise é de um crescimento numa velocidade menor, uma desaceleração - disse o coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales.
Em relação a março, a produção de bens de capital caiu 2,9% e a de bens intermediários cresceu 1,3% - a única a registrar taxa positiva.A produção de bens duráveis caiu 0,3% e a de bens de consumo semiduráveis e não-duráveis também recuou 0,3%.
Dos 23 setores industriais pesquisados, dez setores mostraram expansão da atividade - com destaque para alimentos, indústrias extrativas, veículos automotores e material eletrônico - e 12 apresentaram queda.
As principais pressões negativas vieram de máquinas e equipamentos, com recuo de 4,0% , farmacêutica (-6,2%), produtos de metal (-4,7%) e bebidas (-5,1% ).
Produção industrial fica estável em abril ante março
Arquivado em:
Terça, 07 de Junho de 2005 às 08:03, por: CdB