Representantes brasileiros da Interpol prenderam e deportaram para os Estados Unidos um suspeito de sequestro e assassinato procurado pelo FBI, informou a polícia na quinta-feira.
Jesse James Hollywood, de 25 anos, foi preso com documentos brasileiros falsos na terça-feira em um shopping center na cidade fluminense de Saquarema, segundo informou à Reuters uma autoridade policial. Ele foi deportado na quarta-feira.
- Nós o colocamos em um avião no qual um agente do FBI o esperava. Eles assumiram a partir daquele momento - disse a autoridade que não quis ter seu nome revelado.
Segundo o chefe da seção da Interpol no Rio, delegado Vanderlei Martins, o que levou Hollywood a se esconder no Brasil foi a história de Ronald Biggs, que assaltou um trem pagador na década de 1960 e viveu mais de 30 anos foragido no Brasil. Constituiu família no país e voltou para a Inglaterra em 2001 por vontade própria.
- Foi justamente por conhecer a história do Ronald Biggs que ele optou pelo Brasil. Essa tem sido inclusive a estratégia de criminosos não só dos EUA mas também da Europa - disse o delegado.
Foragido desde agosto de 2000, Hollywood, acusado também de tráfico de drogas, era um dos mais jovens na lista de procurados do FBI e sua vida inspirou um filme, não muito diferente do de seu homônimo, o fora-da-lei do Velho Oeste, Jesse James.
De acordo com o FBI, Hollywood e quatro comparsas teriam sequestrado um adolescente meio-irmão de um homem que tinha dívidas relacionadas à compra de drogas com eles. Quando a dívida foi paga, o bando matou o adolescente a tiros e o enterrou.
O governo brasileiro tem lutado para acabar com a fama do país de paraíso de fugitivos internacionais. Muitos criminosos foram presos e extraditados recentemente.
Alpha Dog, um filme inspirado na vida de Hollywood, dirigido por Nick Cassavetes e que tem participação de Bruce Willis e do ator-cantor Justin Timberlake, está atualmente na fase de pós-produção, de acordo com o Internet Movie Database (http://www.imdb.com).