Numa cerimonia íntima e discreta realizada nesta terça-feira, , o príncipe Albert II de Mônaco subiu ao trono do principado. Bandeiras vermelhas e branca, com o emblema do novo soberano, decoravam as ruas do principado, de cerca de dois quilômetros quadrados.
Vestindo um terno escuro e gravata azul, o príncipe chegou à catedral em uma limosine, acompanhados da irmã mais nova Stephanie.Visivelmente emocionado, o príncipe entrou na catedral de Mônaco, onde estão enterrados seus país, o príncipe Rainier III, morto em abril passado, e a princesa Grace Kelly, falecida em um acidente de carro em 1982.
Recentemente, o príncipe de 47 anos reconheceu a paternidade de Alexandre, um bebê de 22 meses, depois que Nicole Coste, uma ex-aeromoça da Air France, revelou à imprensa francesa que os dois tiveram um relacionamento por cinco anos. Mas ela não compareceu à cerimônia.
O presidente da França, Jacques Chirac, congratulou o novo soberano em uma carta.
"Seu reinado marca o começou de novas relações entre os dois países, caracterizadas pela confiança e o restabelecimento de laços fortes que nos unem", escreveu Chirac.