A prévia do Índice de Confiança da Indústria aponta alta de 3,5 pontos na comparação com junho
Por Redação, com Reuters e Agências de Notícias- de São Paulo:
A preliminar do Índice de Confiança da Indústria (ICI) indicou a quinta alta consecutiva em julho, podendo chegar ao maior nível desde o final de 2014, disse a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.
A prévia do Índice de Confiança da Indústria aponta alta de 3,5 pontos na comparação com o mês anterior, chegando a 86,9 pontos. Se confirmado, esse será o maior patamar desde novembro de 2014, quando índice atingiu 87,5 pontos.
O resultado foi determinado tanto pela melhora na visão sobre as condições atuais quanto nas expectativas.
O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 3,8 pontos, chegando assim a 85,0 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) ganhou 3,1 pontos, para 88,8 pontos.
A FGV informou ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada aumentou na prévia de julho 0,4 ponto percentual, para 74,3%.
A retomada da confiança é considerada crucial tanto pelo governo quanto por investidores para recolocar a economia brasileira nos trilhos, em meio à forte recessão que assola o país.
Expectativa da indústria
A expectativa dos empresários da indústriamelhorou pelo segundo mês seguido, revelou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a Sondagem Industrial, o Índice de Expectativa de Demanda, que mede se os empresários esperam que a demanda aumente nos próximos seis meses, atingiu 52,9 pontos. Índices acima de 50 pontos indicam otimismo. A sondagem foi divulgada no dia 18 deste mês.
Em relação ao Índice de Expectativa de Exportação, que mede se os empresários acreditam no aumento das exportações, oscilou de 52,5 pontos em junho para 51,8 pontos em julho. Em relação aos industriais que acreditam que vão comprar mais matérias-primas nos próximos seis meses, o indicador somou 50,8 pontos neste mês, acima da barreira de 50 pontos pela primeira vez desde outubro de 2014.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.