Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Presidente eleito do Equador quer ampliar presença da Petrobras no país

Arquivado em:
Sexta, 08 de Dezembro de 2006 às 14:45, por: CdB

O presidente eleito do Equador, Rafael Correa, disse nesta sexta-feira que a Petrobras pode ajudar seu país e que existem inclusive planos de ampliar as operações da estatal brasileira.

- A Petrobras pode contribuir muito, sobretudo por causa da grande capacidade de refino, que faz tanta falta para um país como o Equador -, afirmou após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

O equatoriano disse que existem projetos para modernização de uma refinaria e construção de outra em um campo com reserva de 900 milhões de barris de óleo.

- Não podemos cair no absurdo atual. Exportamos óleo cru para importar derivados -, explicou.

Durante a campanha eleitoral, Correa ameaçou rever os contratos com petrolíferas estrangeiras instaladas em seu país - a exemplo do que fez o presidente boliviano, Evo Morales, pouco depois de tomar posse. A Petrobras atua em território equatoriano desde 1996 e possui investimentos de mais de US$ 400 milhões.

Os presidentes equatoriano e brasileiro discutiram, entre outros assuntos, a cooperação na produção de biocombustível e a construção de estradas e hidrovias ligando o porto de Manta, no Equador, a Manaus.

Correa e Lula viajam hoje para Cochabamba, na Bolívia, onde participam da 2ª Reunião de Chefes de Estado e Governo da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa).

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo