O presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, destituiu nesta quinta-feira o governo da primeira-ministra Yulia Timochenko, anunciou o serviço de imprensa.
Yushchenko nomeou Yuri Ejanurov, o atual governador da região de Dnipropetrovsk, primeiro-ministro interino, informa um comunicado oficial.
O líder da revolução laranja, que ocupa a presidência da Ucrânia desde janeiro, enfrenta há alguns dias a primeira crise política grave de seu governo, ao mesmo tempo em que as acusações de corrupção se multiplicam dentro de seu gabinete.
Ainda nesta quinta-feira, o chefe da segurança da Ucrânia (SBU) Oleksander Turchinov apresentou seu pedido renúncia, informou uma porta-voz da SBU.
A crise generalizada no governo ucraniano fez com que líderes da União Européia (UE), pedissem a Yushchenko que mantivesse a ordem no país, "a todo custo".
Logo após a demissão da primeira-ministra, o presidente rapidamente indicou Yuri Yejanurov para o cargo, que atualmente administra a região industrial de Dniepropetrovsk.
- Eu sabia que havia conflitos entre essas pessoas - referindo-se à primeira-ministra e ao chefe do conselho - mas não houve tempo suficiente para intrigas - disse Yushchenko, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira.