A elaboração de um plano contendo diretrizes para a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em todo o país nos próximos dez anos é um dos objetivos principais da 5ª Conferência Nacional de Assistência Social, que começou, nesta segunda-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A abertura oficial ocorreu às 18h, com um discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e palestra do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que vai falar sobre o Suas e a conquista da proteção social no Brasil.
Participaram da cerimônia os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, do Senado, Renan Calheiros, e do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim; além da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; membros da Procuradoria Geral da República e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), entre outros.
Os trabalhos começam efetivamente às 16h, quando a presidente do CNAS, Márcia Maria Biondi Pinheiro, apresenta a programação e o regimento interno da conferência.
Cerca de dois mil gestores, técnicos e representantes de organizações da sociedade civil participam dos debates, que prosseguem até quinta-feira.
O Suas, que entrou em funcionamento em agosto deste ano, tem por finalidade organizar serviços, programas e benefícios destinados a cerca de 50 milhões de brasileiros, em todas as faixas etárias.