O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), no Complexo Blue Tree Alvorada.
O encontro teve como finalidade discutir propostas de políticas públicas para o setor.
Dividida em cinco grandes temas, a conferência vai debater, até a próxima sexta-feira, a geração de riqueza, inclusão social, gestão e regulamentação, áreas de interesse nacional e presença internacional.
Participaram políticos, empresários, autoridades governamentais, pesquisadores e acadêmicos.
Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; da Integração Nacional, Ciro Gomes; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, estiveram presentes à solenidade de abertura.
Logo depois, Ciro participou, como conferencista, da sessão plenária sobre ciência, tecnologia e inovação como mecanismo para a integração do país.
Às 11 horas, foi inaugurada uma exposição comemorativa dos 20 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia, seguida de entrevista do ministro Sergio Rezende.
À tarde, ocorreram sessões paralelas sobre economia do conhecimento, modelos de inserção de ciência e tecnologia no desenvolvimento nacional e papel dos institutos tecnológicos e centros de pesquisa.