A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), inaugurou neste sábado o primeiro Passa-Rápido da cidade, o Pirituba-Lapa-Centro. Com trecho de 15 quilômetros de extensão, vai atender 175 mil passageiros por dia útil e terá 47 paradas instaladas no canteiro central das vias.
A viagem entre Pirituba e o centro será realizada em 60 minutos, um ganho de meia-hora para os passageiros. A fiscalização do trajeto será eletrônica, monitorado por 16 câmeras e registro fotográfico.
Para o funcionamento do trecho, foram feitas mudanças operacionais que atingiram 102 linhas de ônibus. Houve mudanças de itinerário e 16 novas linhas foram criadas.
- São Paulo é uma cidade de desigualdade. Algumas pessoas chegam a acordar às 4 horas para chegar ao trabalho às 7. Ainda tem de enfrentar a jornada de trabalho e depois refazer o percurso para retornar. Com os corredores, este tempo diminuirá - disse a prefeita.
Com três terminais escolhidos estrategicamente próximo a estações de trem e metrô, o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, cobrou do governo do Estado agilidade para a instalação dos validadores nas estações da CPTM e do Metrô, para funcionar junto com a bilhetagem eletrônica dos ônibus. "Não sei se é disputa política, morosidade ou incompetência, mas quem perde é o usuário", disse.
Prefeita de SP inaugura corredor de ônibus com 15 quilômetros
Arquivado em:
Sábado, 13 de Dezembro de 2003 às 16:50, por: CdB