Segundo a Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos (Coldiretti), a cifra da trufa branca supera em muito os preços mais elevados registrados nos últimos anos.
Por Redação, com Ansa - de Roma
O preço da trufa branca, uma das iguarias mais caras da gastronomia italiana, bateu um novo recorde histórico e se aproximou dos 6 mil euros (R$ 24 mil) por quilo no Borsino del Tartufo de Alba; espécie de "bolsa de valores" do fungo.
Segundo a Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos (Coldiretti), a cifra supera em muito os preços mais elevados registrados nos últimos anos, como os 5 mil euros de 2012 ou os 4,5 mil de 2007.
Gastronomia
O valor médio é calculado pelo Borsino del Tartufo de Alba. A cidade do Piemonte é famosa pelas trufas brancas. Baseia-se, no estudo, em porções de aproximadamente 20 gramas. A alta foi causada por condições climáticas desfavoráveis; como o calor e a seca que atingiram a Itália nos últimos meses.
Ainda de acordo com a Coldiretti, o fungo se desenvolve em terrenos que precisam estar frescos e úmidos; tanto na fase de germinação como na de maturação. A notícia chega poucos dias depois de Alba ter sido proclamada oficialmente como "cidade criativa para a gastronomia" pela Unesco. A instituição reconhece municípios por sua vocação culinária.