Os preços internacionais do petróleo operavam em queda do produto pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A Opep previu uma capacidade de pelo menos 1,5 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo acima da demanda pelo restante do ano. Às 8h50 (horário de Brasília), o petróleo tipo Brent para outubro cedia 0,22 dólar, para 40,54 dólares o barril.
O petróleo norte-americano recuavam para 42,93 dólares o barril. A Arábia Saudita também animou o mercado, dizendo estar produzindo 9,3 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) nos últimos três meses e ter 1,3 milhão de bpd de capacidade ociosa.
"Eu espero que os mercados fiquem fracos a não ser que tenhamos números surpreendentes nos dados norte-americanos", disse um operador referindo-se ao relatório semanal de estoques de petróleo da Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos.
Os dados serão divulgados na quinta-feira, um dia após o habitual por conta do feriado na segunda-feira, e devem mostrar um declínio de 400.000 barris nas reservas de petróleo norte-americanas na semana passada, de acordo com analistas consultados pela Reuters.