O pré-candidato democrata à Presidência americana Howard Dean fez elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Dean disse que Lula "aderiu aos bons princípios econômicos e está trabalhando para diminuir as diferenças entre ricos e pobres".
- Ele tem sido fantástico. Os Estados Unidos têm sido reservados, e nós devemos trabalhar com ele - afirmou Dean, em discurso no Estado de New Hampshire.
O ex-governador de Vermont prometeu também uma reaproximação com os países da América Latina, afirmando que a política de relações exteriores do governo de George W. Bush é baseada na "humilhação" e não na "humildade", como o presidente americano havia prometido.
Dean afirmou que a atual administração não está aproveitando o desenvolvimento econômico e democrático da América Latina .
- Nós perdemos nossa oportunidade- disse.
'Igualdade'
Dean reconheceu que não tem experiência em política internacional, mas prometeu ter uma relação "especial" com a América Latina.
- Será uma relação de iguais e não uma relação em que nós somos a grande potência econômica e os tratamos como cidadãos de segunda classe - afirmou o pré-candidato, segundo a agência de notícias Reuters.
Para ele, o relacionamento com o México, em particular, tem sido deixado em segundo plano.
- O extraordinário é que, nesses anos da Presidência de Vicente Fox, o presidente Bush desperdiçou a chance de mudar fundamentalmente o México - disse.
- O presidente dos Estados Unidos o abandonou porque ele discordou da guerra contra o Iraque. - completou.
Sobre a Venezuela, Dean expressou certa cautela em relação ao presidente Hugo Chavez, que enfrenta uma crise política no país, mas destacou a estabilidade de grandes democracias, como a Argentina, que, apesar do colapso econômico, está entre os "países que amadureceram dramaticamente".
Em dezembro, Dean apresentou publicamente os 14 especialistas que trabalham na sua equipe de relações exteriores, muitos dos quais participaram da administração do ex-presidente americano Bill Clinton, de acordo com a agência de notícias EFE.