Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2025

Portugal pede o restabelecimento da ordem em São Tomé e Príncipe

Arquivado em:
Quinta, 17 de Julho de 2003 às 14:03, por: CdB

O ministro de Relações Exteriores de Portugal, Antonio Martins da Cruz, expressou, nesta quinta-feira, a necessidade de "restabelecer a ordem constitucional e democrática em São Tomé e Príncipe", interrompida por um golpe de Estado militar.

Ao pronunciar o discurso inaugural na VIII reunião do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o ministro português disse que essa entidade enfrenta "desafios políticos que precisa vencer".

- Existe a necessidade de estarmos atentos à defesa e ao respeito dos valores democráticos e constitucionais, às liberdades e aos direitos humanos - disse Martins da Cruz.

Disse que também é necessária "a coordenação internacional para o combate ao terrorismo, a possibilidade de cooperação nas áreas econômica e empresarial e os esforços conjuntos no combate de doenças e epidemias".

Os ministros da CPLP tiveram nesta quinta um amplo debate, a portas fechadas, sobre o golpe militar em São Tomé e Príncipe e analisaram também a situação política na Guiné-Bissau, disse Fernando Lima, porta-voz do Ministério português de Relações Exteriores.

Uma das possibilidades, segundo fontes diplomáticas, é que a CPLP nomeie um mediador para buscar uma solução política para o conflito em São Tomé e Príncipe. O Prêmio Nobel da Paz e ministro de Relações Exteriores do Timor Leste, José Ramos Horta, já se ofereceu para cumprir esta missão.

- A CPLP tem que fazer algo e o Timor Leste, como já anunciou nosso primeiro-ministro, está disposto a assumir o papel de mediador - disse Ramos Horta.

Além dos já mencionados, participaram desta reunião os ministros de Relações Exteriores de Angola, João Miranda; do Brasil, Celso Amorim; de Cabo Verde, Fátima Veiga; de Moçambique, Leonardo Simão; e de São Tomé e Príncipe, Mateus Meira Rita.

Também participou a secretária de Estado de Cooperação Internacional da Guiné-Bissau, Munira Jauad Ribeiro. Para esta sexta está prevista a divulgação da declaração final deste encontro.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo