A partir de 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, as contas de água passarão a ter informações sobre a qualidade e as características do produto que chega às torneiras dos brasileiros. O relatório mensal é produto do decreto-lei da água, divulgado nesta quarta-feira pelos ministros da Saúde, Humberto Costa; da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; e das Cidades, Olívio Dutra. O decreto também determina que, até quinze de março de cada ano, os consumidores recebam um relatório com informações detalhadas do Código de Defesa do Consumidor, um resumo sobre a qualidade da água e a identificação dos mananciais com características dos níveis de proteção e processos de tratamento.
- O acesso à informação fortalece o exercício do controle social que é fundamental para o desenvolvimento da política, da sociedade e do meio ambiente - disse o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita.
O ministro da Saúde, Humberto Costa, lembrou que a qualidade da água é um passo importante para o desenvolvimento do programa de saúde bucal no Brasil.
- A medida é um avanço importante da cidadania. Estamos aumentando a transparência dos serviços públicos, mas, sem dúvida, a saúde será a maior beneficiária - afirmou.
Para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, esse é um direito do consumidor que estava no código do Consumidor há 15 anos, mas só agora se concretizou.
- Passa a ser um instrumento efetivo, uma ferramenta de defesa da própria saúde do consumidor.
População vai receber informações sobre a água que consome
Arquivado em:
Quarta, 04 de Maio de 2005 às 11:59, por: CdB