O pugislista brasileiro Acelino Popó Freitas anunciou na última terça-feira que deixou o boxe. A sua última luta aconteceu em 29 de abril, quando reconquistou o cinturão da Organização Mundial de Boxe (OMB) ao derrotar o norte-americano Zahir Raheem.
Recentemente surgiu a informação que Popó iria voltar aos ringues em janeiro para enfrentar o ex-sparring Julio Diaz pela unificação dos cinturões da OMB e da FIB (Federação Internacional de Boxe).
Popó foi o principal nome do boxe brasileiro nos últimos anos. Em 1999, o pugilista ganhou projeção ao conquistar o título dos superpenas pela OMB. Três anos depois, ele também levou o cinturão da mesma categoria na AMB (Associação Mundial de Boxe).
Em janeiro de 2003, Popó levou o seu terceiro título mundial da OMB, desta vez pela categoria leve ao superar o uzbeque naturalizado alemão Artur Grigorian.
A única derrota aconteceu em agosto de 2004, quando perdeu por nocaute técnico para o norte-americano Diego "Chico" Corrales.
Neste ano, Popó decidiu tentar recuperar o cinturão e derrotou Zahir Raheem para ser campeão pela quarta vez na carreira, mas não retornou mais aos ringues desde àquela luta.