Popeye, o marinheiro mais famoso do mundo, comemora neste sábado os 75 anos transcorridos desde que surgiu em uma tira cômica do diário nova-iorquino Evening Journal de Elzie Segar.
Neste fim de semana o edifício Empire State está sendo iluminado de verde à noite para homenagear a paixão do marinheiro pelo espinafre.
Este será apenas o começo de uma série de homenagens a Popeye, que incluem um especial de televisão escrito pelo comediante Paul Reiser que será transmitido no final de ano.
Baixinho, meio careca, feio e com pouco respeito pela gramática em sua forma de falar, Popeye não é o protótipo do herói, mas os leitores sentiram uma ligação imediata com ele.
A força extraordinária que o marinheiro tira do espinafre não podia agradar mais aos produtores da planta, que atribuem ao personagem um aumento de 33% do consumo desta nos Estados Unidos que os salvou da falência durante a depressão de 1929.
Para mostrar seu agradecimento, construíram em 1937 uma estátua junto ao criador do personagem em Crystal City (Texas), a capital do espinafre. Além das latas de espinafre, a outra paixão de Popeye é Olivia Palito, que também não é a típica heroína, pois é hesitante no amor, muito magra e com um nariz em forma de pepino.
A tira cômica original, chamada "Thimble Theater" (o "Teatro do Dedal"), girava em torno da família de Olivia. Popeye apareceu como personagem secundário no dia 17 de janeiro de 1929, mas agradou aos leitores e logo se transformou na estrela.
Segar criou outros personagens para seu mundo: Dudu, que come tantos hambúrgueres como Popeye espinafres, e Brutus, o fortão barbudo com o qual o marinheiro compete pela atenção de Olivia.
Nos primeiros anos, o marinheiro era forte por natureza e os espinafres não lhe davam um poder sobre-humano. Ele só comia a planta porque gostava dela.
Seu efeito mágico foi acrescentado posteriormente, quando Popeye passou para as telas. O primeiro curta foi feito em 1933 e sua popularidade só fez aumentar com os anos. Em 1980 o personagem apareceu em um dos primeiros videogames, recolhendo os corações que caíam por seu amor.
Naquele mesmo ano Robin Williams deu vida ao personagem e Shelley Duvall interpretou Olivia em um filme musical.
O nome de Popeye varia em diferentes países. Ele é conhecido como "Braço de Ferro" na Itália, "Karl Alfred" na Suécia e "Terror do Mar" na Dinamarca.
Popeye comemora 75 anos neste sábado
Arquivado em:
Sábado, 17 de Janeiro de 2004 às 18:37, por: CdB